ESCOLA

GESTORES

Diretor(a)
Carolina Oliveira Muniz
Vice-Diretor(a)
Silvia Helena Viana de Almeida
Secretário(a)
Maria Izatide Fernandes
Supervisão
Silvia Helena Viana de Almeida
Coordenação Pedagógica
Monaliza Matias da Silva

LOCALIZAÇÃO

 Rua 83, Nº 181 - 2ª ETAPA Conjunto JoséWalter
Fortaleza-Ceará
CEP: 6751-050
Telefone: 433 29 57 (FAX)

HISTÓRIA DA ESCOLA

Antes de se tornar uma escola da rede municipal, esta escola pertencia à rede particular de ensino com o nome de Instituto Pedagógico Monteiro Lobato, onde funcionou como anexo da Escola Municipal Rogaciano Leite, com turmas de Educação Infantil a 4ª série do Fundamental, apenas no turno da manhã. No ano seguinte, em 2000, um turno seria insuficiente para atender a clientela existente no anexo e aos novos alunos que procuravam esta escola, por falta de vagas nas escolas oficiais do bairro. Com a extinção do Instituto Pedagógico Monteiro Lobato e a necessidade de criar uma nova escola que atendesse a demanda, a prefeitura Municipal de Fortaleza, adquiriu em termos de compra o prédio onde se instalara o anexo. Isto ocorreu na gestão do Senhor Prefeito Juraci Magalhães, cuja coordenadora de Educação era a Senhora Ednólia Moreira Braga. Assim foi criada a Escola de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, conforme decreto nº 10.629 de 26.10.1999. O nome Monteiro Lobato continuou por opção da diretora indicada à nova escola.
Para compor o grupo gestor da nova escola, foram indicados através do ato nº 0217/2000: Diretora: Maria José Nepomuceno Ferreira, professora efetiva, na época, coordenadora do anexo a Escola de Ensino Fundamental Rachel de Queiroz; Vice-Diretora: Francisca Alves de Souza, supervisora, ex-Vice-Diretora da Escola de Ensino Fundamental Casimiro Montenegro; Secretária: Salete Costa e Silva, agente administrativa da Escola de Ensino Fundamental Rachel de Queiroz.
O quadro de Professores (temporários), permaneceu o mesmo que compunha o então, anexo Rogaciano Leite e que por não obterem aprovação e/ou classificação no concurso público do ano de 2001, foram substituídos pelos aprovados efetivos, no referido concurso; o quadro de funcionários de apoio e administrativos (terceirizados) foi também o já existente na mesma escola. Além da mudança do quadro de professores e alguns funcionários, houve também alteração do nome da escola que passou a ser denominada ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, conforme DOM 1º /11/2001.