FORMAÇÃO DOS EDUCADORES

 NOSSOS PROJETOS NO AMBIENTE SÓCRATES

 
O ambiente Sócrates também está presente na formação dos educadores da EMEIF Monteiro Lobato. Neste 4º módulo, o grupo de formadores, nos apresentou uma nova proposta: postar os projetos no ambiente Sócrates e não no e-proinfo. A vantagem é que, logo que finalizar a sua  elaboração, cada uma já disponibiliza para trabalhar com a sua turma.
O ambiente foi aprovado e os projetos estão no forno... logo trarei mais notícias.


FORMAÇÃO DOS PROFESSORES - MÓDULO 4

Hoje, dia 09 de setembro de 2011, iniciamos o módulo 4 da formação dos professores aqui na Emeif Monteiro Lobato. O dia começou com as palavras sensibilizadoras da nossa coordenadora Monaliza Matias e logo em seguida a professora Sandra Serafim aplicou a dinâmica  "Pano mágico" Foi um momento de muita descontração. Finalizamos a acolhida com um vídeo (Joseph Climber) que a profª Simone nos trouxe, o objetivo era apresentar um vídeo motivacional mas que também fosse divertido. 
Neste módulo deveremos elaborar um projeto para ser aplicado no mês de outubro e postá-lo no ambiente e-proindo. As orientações nos foram apresentadas por Karla Angélica (UFC):  como acessar o ambiente, as atividades que deveremos fazer e como postá-las, o calendário, como participar de foruns... Assim, nos reunimos em grupos para dar início as atividades. A equipe de formadores do Centro de Referência do Professor (CRP), hoje representada por Selma Bessa, Maria José Alencar e Wellington Freitas, coordenou esse segundo momento. Foi um dia bastante produtivo 


  
OFICINA DE BLOG PARA EDUCADORES


Nos dias 04 E 05 de fevereiro de 2010 , as professoras da Emeif Monteiro Lobato participaram de uma oficina de criação de blog ministrada por Renata Jaguaribe com o auxílio das professoras do  Laboratório de Informática Educativa Francilângela e Terezinha Sousa. É o grupo superando os obstáculos e buscando inovar sua prática pedagógica. Parabéns!
Confira: http://oficinamonteiro.blogspot.com

Veja aqui o resultado da oficina:
Jane: http://bibliotecativa-jane.blogspot.com
Angela: http://pensarnoplaneta.blogspot.com
Mariluce: http://lucinha-blogdamariluce.blogspot.com
Rosana: http://educacaoinfantil-rosana.blogspot.com
Sandra: http://iniciativasempre.blogspot.com
Moaliza: http://coordenaacao.blogspot.com/
Monteiro Lobato: http://emeifmonteirolobato.blogspot.com
Carol: http://bibliotecativa.blogspot.com
Silvinha: http://nomonteiroeassim.blogspot.com
LIE: http://liemlobato.blogspot.com
Simone: http://monteirolobato5ano.blogspot.com
Simone: http://5anocomoestrelasnaterra@blogspot.com
Flávia: http://vocedesenhaeupinto.blogspot.com
Vânia: http://construindocomcd.blogspot.com


FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA O UCA
 

No período de 10 a 18 novembro de 2010, os educadores, incluindo professoras e gestores da EMEIF Monteiro Lobato, iniciaram na própria escola, a formação para atuar no Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
A formação  foi planejada e ministrada pela equipe no Núcleo de Tecnologia Educacioal (NTE) do município: Geny Lúcia Salgueiro, Angela Torquato, Mazé Alencar, Wellington Freitas e Terezinha Sousa (professora do Laboratório de Informática Educativa da escola). Foi realizada nos turnos manhã e tarde e para que todos pudessem participar a Secretaria Municipal de Educação (SME) enviou uma equipe de professores que assumiram as salas de aulas pelo período da formação.
Esse primeiro momento foi dividao em dois módulos:  módulo 1 - Apropriação Tecnológica e módulo 2 – Web 2.0.